Associação dos Jangadeiros de Porto de Galinhas
Conheça melhor a história da
Associação dos Jangadeiros de Porto de Galinhas
Quem somos?
A Associação dos Jangadeiros de Porto de Galinhas é uma entidade composta por 84 membros associados (jangadeiros) que foi fundada no ano de 1998 com o objetivo de fortalecer a classe de jangadeiros e padronizar o passeio nas piscinas naturais de Porto de Galinhas oferecendo uma experiência única e inesquecível sempre visando como prioridade a preservação dos recifes de corais de Porto de Galinhas capacitando todos os jangadeiros associados e os respectivos colaboradores e parceiros na preservação do meio ambiente e de todo o ecossistema envolvido.
Nossa história
A Associação dos Jangadeiros de Porto de Galinhas foi fundada no ano de 1998, atualmente, 84 jangadeiros representam esta entidade. Foi criada com o objetivo de fortalecer a classe de jangadeiros e padronizar o passeio nas piscinas naturais. Em meados da década de 1970, a base econômica de Porto de Galinhas era ligada às atividades de pesca e agricultura, principalmente com a exploração de coco, antes era uma simples vila de pescadores e, após a expansão do turismo, tornou-se esta potência internacional devido às suas belezas naturais. Mas no final da década de 70, a paisagem de Porto de Galinhas começa a se modificar devido à implantação dos primeiros loteamentos que possibilitou o início de implantação de mudanças na infraestrutura da região e, assim, a vila de Porto de Galinhas passa a ser um destino com atividades de veraneio.
Com as melhorias de acesso e o aumento do fluxo de pessoas, iniciaram-se os primeiros passeios de jangada pelas piscinas naturais de Porto de Galinhas. Essa atividade começou, de forma incipiente, com apenas 5 jangadas, os passeios eram realizados pelos próprios pescadores da região e aconteciam com maior frequência no período do verão e nos finais de semana.
Com todos os avanços na região, a partir dos anos 80, a procura para o passeio de jangada nas piscinas naturais foi aumentando e, hoje, tornou-se destaque e parada obrigatória para os turistas que visitam Porto de Galinhas. Difícil é, não se encantar com a coloração das diversas velas das jangadas sob um mar de águas transparentes e com recifes que abrigam inúmeras espécies de seres vivos.